Uma entrevista sobre superação e ‘cebora’ com Jiang Pu

Semifinalista do MasterChef Brasil e favorita do público fala sobre seu sucesso, como largou a Estatística para virar cozinheira e muito mais

O MasterChef Brasil foi um sucesso de audiência. Sua final bateu o recorde de menções no Twitter com 1,5 milhão durante as três horas de disputa entre Izabel e Raul. Se a carioca acabou vencendo o reality, uma outra participante já havia conquistado o coração de todo mundo ao longo do programa: Jiang Pu.

giphy (2)

Seja por sua habilidade na cozinha, pela fofura ou pelos erros de português, a chinesa acabou se tornando a favorita do público. E apesar de eliminada nas semifinais, seu sucesso lhe rendeu um contrato para participar do MasterChef Júnior e da próxima edição da versão adulta do programa. Para matar a saudade e conseguir algumas dicas, fizemos uma entrevista com essa musa da culinária. Veja como foi:   

jiang-masterchef-eba

Jiang, você formou em Estatística, mas não seguiu carreira. Como foi esse processo de largar tudo para se tornar cozinheira? O que você diria para os jovens que estão na dúvida de qual profissão seguir?

No meu planejamento inicial, é ganhar dinheiro com a estatística, depois abro um doceria ou restaurante pequena que me deixa feliz. Mas infelizmente não consegui seguir esse plano. Quando decide que vou mudar de profissão, começar do zero, tive muito apoio do meu atual marido e minha mãe. Agradeço muito eles. Então minha sugestão é segue a carreira que te deixa feliz, mas não obriga a outra pessoa carregar seu peso da vida.

jiang04

Além de ir muito bem no Masterchef, você conquistou o coração de milhares de pessoas e virou um fenômeno na internet. Vários memes brincam com a sua pronúncia. Em vez de bullying, isso se tornou uma marca registrada, as pessoas gostam de você por isso. O que você diria para adolescentes que se sentem diferentes na escola?

Quando cheguei no Brasil, não sei nada de portugues, demorou 3 anos para eu toma coragem e perde a vergonha de falar errada. Não foi facil. Sempre foi queitinha no canto, não há voz saindo do meu lugar na sala. Mas de repente um dia me toquei, o que eu estou com medo?  Ganhando risada por falar diferente ou ficar arrepedido por resto da vida que não fez algo por timidez? Parte ai, comecei falar com pessoa.

Você veio para o Brasil aos 12 anos. O que achou mais diferente? Quais as vantagens de crescer no Brasil?

Desde pequeno, eu vivia em mudança, por isso, quando cheguei no Brasil, não achei muito diferença. Gosto do Brasil, climas modelada, povos calorosos. A vantagem de crescer no Brasil, acho que é liberdade de escolher o que quero aprender e menos competição.

jiang07

Você está lançando um canal no Youtube. Que tipo de conteúdo você quer colocar? Você pretende se dedicar exclusivamente a vídeos para internet?

O que eu tenho em mente é ensinar o culinário oriental, junto com um toque e cultura por atrás.

Quais são os seus próximos passos e qual é o seu maior sonho?

Não sou uma pessoa que gosta de planeja, o que venha eu aceito. Quero abre um pequeno restaurante ou confeitaria.

Por fim, que conselhos você daria para jovens alcançarem seus objetivos?

Se prepare todo jeito que você pode e espera o monstro chegar, mata-lo uma vez só.

jiang08

Comentários