Aos 20 anos, ele está salvando os oceanos

Saiba como esse jovem empreendedor pretende resolver um dos maiores problemas ecológicos mundiais

Já não é novidade o fato dos mares estarem repletos de lixo. De acordo com um estudo publicado na revista Science, os oceanos recebem anualmente cerca de 8 milhões de toneladas de plástico. Dá para acreditar? Existem duas manchas de detritos flutuando sobre o Pacífico. Correntes marítimas são responsáveis por agrupar o lixo do Atlântico e do Índico, formando no Pacífico duas manchas que, juntas, possuem o dobro do tamanho dos EUA.

É, a situação não é nada boa. Um jovem de apenas 20 anos resolveu arregaçar as mangas e fazer algo a respeito. Boyan Slat é um empreendedor holandês e fundador da The Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos que propõe um sistema passivo de recolhimento do lixo dos oceanos.

oceano

 A ideia, que foi recebida com entusiasmo pela comunidade científica, tem na simplicidade o seu maior trunfo. Em vez de ir atrás do lixo – o que levaria muitos anos e custaria bilhões de dólares – o The Ocean Cleanup usa barreiras flutuantes e deixa as próprias correntes marítimas fazerem o serviço. Outro detalhe importante é que o projeto não apresenta ameaça aos animais marinhos, já que não utiliza nenhum tipo de rede que pode prendê-los.

limpador de oceano

Pesquisadores do projeto afirmaram, após estudos de viabilidade, que uma barreira de 100 km pode remover passivamente 42% da grande mancha de lixo do Pacífico em 10 anos. O custo da limpeza seria de 4,35 euros por quilo.

 A organização tem uma equipe de voluntários de diversas áreas e realizou campanhas de financiamento coletivo para conseguir chegar neste ponto: testar o primeiro protótipo do projeto. O governo de Tsushima (uma ilha japonesa localizada no Pacífico) autorizou a instalação de uma barreira de 2 mil metros em suas águas em 2016. Nessa fase, é esperado que a estrutura recolha cerca de 30 m³ de lixo que fluem pela região.

Se você achou incrível saber que uma pessoa tão jovem foi capaz de encabeçar um projeto desta importância, confira uma palestra do próprio Boyan e fique ainda mais inspirado(a)!

 

Leia mais: 

Comentários