Conheça Rodrigo e sua história empreendedora

Entrevistamos o ganhador do Desafio Universitário 2014, Rodrigo Nascimento, que contou sobre outros prêmios e sua nova startup

inovaGs

Rodrigo Nascimento participou do Desafio Universitário durante todo o ano de 2014. De lá, foi para o Global Management Challenge e para o Startup Weekend. Agora, ele realizou o sonho de ter sua própria startup, e abriu a INOVA GS . Impossível não se inspirar com a trajetória do Rodrigo, veja:

1 – Como foi participar do Desafio Universitário em 2014?

Participar do Desafio Universitário em 2014 foi muito bacana, principalmente a etapa nacional. Conheci pessoas de todos os estados do Brasil, com minha equipe de Minas Gerais trabalhamos em um projeto, montamos um Canvas (veja aqui – link da matéria do site), um mapa de empatia dos clientes, também participamos de várias dinâmicas durante o evento, que tinham o objetivo de estimular o trabalho em equipe, planejamento e estratégia.

Também participei do Desafio Sebrae em 2011 e 2012, na época era um jogo de empresas/simulador, onde cada equipe tinha como objetivo obter o melhor desempenho em sua empresa simulada. Para isso era necessário analisar dados econômicos, indicadores, pesquisas de mercado e tomar decisões. Em 2012, meu sócio Paulo Henrique Martins também estava presente na equipe, conquistamos o 3° lugar nacional entre mais 153.000 universitários. Foi um agente motivador para empreendermos, ganhamos um curso de aperfeiçoamento na Fundação Getúlio Vargas, um curso de Universidade, Inovação e Empreendedorismo no Brasil realizado na Coppe/UFRJ e o Empretec.

 

2 – Qual projeto sua equipe, a Union, apresentou para participar do GMC?

O Global Management Challenge (GMC) atualmente é a maior competição de gestão e estratégia do mundo, é um jogo de empresas/simulador voltado para o mercado de ações, cada equipe administrava uma empresa de forma a valorizar a cotação das ações em uma bolsa de valores fictícia e também melhorar o desempenho do investimento. Participei com amigos que conheci no Desafio Sebrae e Desafio Universitário e conquistamos o 4° lugar nacional.

Também participei com meu sócio de 3 edições do Startup Weekend, que é um evento apoiado pelo Google e ocorre em mais de 95 países. O objetivo é criar uma startup em 54 horas, para isso temos que pensar em problemas e oportunidades de negócios, sair às ruas conversando com as pessoas a fim de validá-los, temos palestras, mentorias, etc. No final, apresentamos a solução para uma banca de investidores.

 

3 – Como surgiu a INOVA GS?

A ideia surgiu a partir da participação no Desafio Sebrae 2012, que nos causou interesse pela área de jogos de empresas e empreendedorismo. Então começamos a participar de diversos outros jogos de empresa a fim de ganhar mais experiência e conhecê-los na visão agora não somente de participante, mas de empreendedor.

Nossa missão é “trazer a realidade sobre a qual as empresas brasileiras estão inseridas para dentro de simuladores gerenciais, integrando diversas áreas do conhecimento a fim de gerar e desenvolver nas pessoas características de gestão e empreendedorismo”.

 

4 – E os planos para o futuro, Rodrigo?

Nosso objetivo é ser a maior empresa de jogos de empresa do Brasil no prazo de 5 anos e posteriormente conquistar o mercado internacional. Nosso maior sonho é ver nossos simuladores sendo utilizados pelas maiores instituições de ensino e empresas do planeta, colaborando por um mundo mais empreendedor.

Tags

Comentários