Igor teve uma boa ideia: oficinas de empreendedorismo para jovens – parte I

Igor quer dar oficinas de empreendedorismo para os jovens da sua cidade, mas ele não sabia muito bem como o fazer. Então ele veio atrás do Academia Sebrae e, claro, a gente resolveu ajudar. Confere o resultado 😉

O Igor escreveu pra gente com um pedido que nos encheu de orgulho. Ele quer organizar oficinas de empreendedorismo em escolas de sua cidade e precisa de uma força. A ideia é estimular jovens a ter ideias e acreditar nelas. Isso pode se desdobrar em um negócio, um curso, um método de estudo. O Academia Sebrae está aqui pra isso, Igor! Vamos lá?

IMG_3684

A principal fonte de inspiração do Igor é o Guia Essencial para Novos Empreendedores, que você também pode baixar aqui gratuitamente.  O material está disponível no site do Academia Sebrae e é dividido em quatro volumes: Descoberta, Ideação, Modelagem e Implantação. Não tem ideia do que é isso? Corre lá para se informar!

Depois de ler os Guias, o Igor ficou na dúvida sobre como abordar o conteúdo em sala de aula. Além de ajudá-lo com isso, buscamos uma especialista em educação para dar orientações práticas sobre a organização de oficinas – vamos entrar nisso na parte II deste Faça Acontecer, combinado? 

(psiu: A parte II deste Faça Acontecer já saiu. Pra ler, clique aqui.)

200 (1)0

Por ora, vamos falar sobre os Guias, que inspiraram o Igor e vão servir como base para o trabalho. “O material está ordenado em uma sequência lógica, é um caminho indicado. No entanto, quem for utilizar o material tem liberdade para abordar os assuntos de acordo com a necessidade do grupo. O conteúdo foi feito no estilo ‘Faça você mesmo’, com missões, para dar autonomia e flexibilidade para quem quiser explorar isso. O principal desafio do Igor é atuar como facilitador, fazendo com que as pessoas colaborem entre si”, disse Cláudio Afrânio, analista da unidade de Educação do Sebrae Minas e coautor do Guia Essencial para Novos Empreendedores.

Para cada Guia, o Cláudio sugeriu uma abordagem. Olha só:

1) Descoberta

“Esse primeiro Guia traz missões muito individuais sobre três grandes temas: propósito, atitudes empreendedoras e effectuation. Tem a característica do autoconhecimento. Propõe identificar ideias, oportunidades e projetos a partir daquilo que você conhece, gosta ou sente que o mundo precisa. Seria interessante que esse momento de trabalho individual fosse seguido por uma roda de conversa, onde as pessoas pudessem compartilhar ideias, discutissem os textos e infográficos. Também é uma boa ideia fazer um debate com as perguntas-chave”.

2) Ideação

“Agora são trabalhadas a criatividade e a geração de ideias. Passamos da dinâmica individual para o trabalho em equipe. Esses pequenos grupos podem definir ideias para um projeto, produto ou serviço – quem sabe até um novo negócio? – e, a partir disso, ir a campo. A equipe pode fazer protótipos, testes e pilotos. É importante que as pessoas tenham a oportunidade de ir para a rua, aprender na prática, conversar com as pessoas. Essa interação com potenciais clientes e usuários é fundamental e fazer isso em grupo é bem mais rico. Depois da experiência, a oficina pode ser retomada em sala de aula. Nesse momento, os grupos podem compartilhar as lições aprendidas. O objetivo é entender quem é o cliente”.

3) Modelagem

“A ideia nesse momento da oficina é entender qual o problema que as pessoas que eu conheci no volume anterior tem. Quais as dores delas? Sugiro manter os grupos para projetar as soluções”.

4) Implantação

“Agora é a hora de testar as soluções. Materializá-las usando o MVP. Uma sugestão para o Igor é convidar pessoas para falar durante as oficinas. Podem ser empreendedores ou pessoas que tenham experiências com temas abordados como contadores, administradores, especialistas ou consultores. É importante trazer visões de fora”.

Agora a melhor notícia de todas para o Igor: no dia 9 de novembro, o Academia Sebrae vai lançar um material voltado para professores. As notas para educadores vão reunir 54 ferramentas com missões para explorar em sala de aula. O guia vai trazer dicas, o tempo de cada atividade, os materiais necessários, sugestões de como aplicar cada exercício, entre outras coisas. Se ainda assim você tiver dúvidas, entre em contato com a nossa equipe para críticas, feedbacks e sugestões. Anota aí: gene@sebraemg.com.br

 giphy (16)

O Academia Sebrae já ajudou outras pessoas no Faça Acontecer, leia aqui:

– Quero ajuda para abrir uma loja de roupas

– Antagonismo moderno: vendendo produtos artesanais pela internet

– Infográfico: entenda nosso Faça Acontecer

Comentários