O que realmente podemos aprender com videogames?

Como os games podem te ajudar a melhorar suas habilidades na vida real

Jogar videogames é uma diversão que muita gente ama, mas que nem sempre é encarada com bons olhos – principalmente pelos pais dos gamers mais aficcionados. Mas os jogos eletrônicos não são – necessariamente – uma forma de se distrair das tarefas ou de se enrolar com os estudos. Com eles, é possível desenvolver o raciocínio, a criatividade e o trabalho em equipe. Dê o play, que dá para aprender boas lições jogando!

giphy (19)

Planejamento

Uma lição importante é saber se planejar para alcançar resultados e ter sucesso no jogo. Quem joga The Sims, por exemplo, sabe bem o que é isso. Administrar uma família não é tarefa fácil – sem trapacear, é claro! O jogo ensina a cuidar do dinheiro e gerir direitinho a rotina de cada pessoa. Ah, e também que alarmes de incêndio são importantes. Sempre tenha um alarme de incêndio em sua casa no The Sims. Sério.

giphy (18)

Determinação

Quem não conhece o famoso encanador bigodudo que batalhava muito, para só depois descobrir que a princesa que ele queria salvar estava em outro castelo? É, vida de Mario não é fácil. Assim como a vida do herói Link, da série de jogos Zelda, ou dos treinadores de Pokémon. Games com jornadas longas e cheias de obstáculos ensinam que, para alcançar seu objetivo, é preciso ter força de vontade.

giphy (20)

Trabalho em equipe e crescimento pessoal

Os RPGs online são controversos. Considerados viciantes, muitos pais torcem o nariz quando os filhos resolvem criar um personagem e entrar em um mundo de fantasia online para completar missões e derrotar criaturas fantásticas. Esse tipo de jogo pode ajudar em habilidades importantes. Jogando League of Legends, World of Warcraft e afins, é preciso aprender a trabalhar em equipe, pois um bom time se dá melhor no jogo, e entender como a dedicação e o trabalho duro te fazem prosperar e “subir de level”.

2008

Com esses exemplos, já dá para explicar em casa que jogar é coisa séria. Então, na próxima vez que apertar o start, é bom aproveitar para aprender coisas novas e desenvolver habilidades que vão ajudar a vencer os “chefões” da vida.

Leia mais sobre games no Academia Sebrae:

Transforme sua paixão por videogames em uma carreira?

Já está preparado para os games em realidade aumentada?

Já imaginou jogar League of Legends e ganhar uma bolsa de estudos?

Comentários