O problema dos buracos na estrada resolvido por um só jovem

David juntou criatividade, asfalto e penas de galinha para impedir que apareçam buracos nas ruas

Talvez você ainda não dirija, mas deve concordar quando falamos que buracos na estrada incomodam motoristas e passageiros. Em épocas de chuvas, o número de buracos só aumenta, o que causa transtornos que podem ser bem sérios quando envolvem acidentes de trânsito, por exemplo.

David Dallas também odeia buracos. Ele tem 14 anos e conseguiu chegar a uma solução simples, criativa e brilhante para resolver o problema: penas de galinha.

Ok. Nós vamos explicar.

David tinha que desenvolver um projeto para a feira de ciências do colégio onde estuda. Foi então que ele trouxe os buracos das estradas para dentro de seus cadernos e livros. Ele descobriu que este problema poderia ser evitado ao misturar 98% de asfalto e 2% de penas de galinha.  

0225 chicken potholes 6458

A explicação é que as penas têm queratina o que faz com que elas sejam resistentes à água. Com as penas misturadas ao asfalto, a passagem da água fica bloqueada e impede infiltrações e rachaduras. No Canadá, onde o jovem vive, o inverno ainda é outro problema porque a água infiltrada congela durante as baixas temperaturas quebrando o asfalto por dentro.

A solução merece destaque por sua simplicidade. Segundo o próprio David, a cidade de Quebec produz sozinha mais de 5 milhões de toneladas de penas de galinha. Uma única caixa de penas, no valor de US$11, pode pavimentar uma rua inteira.

Não acaba por aí. Preocupado ainda com os direitos dos animais, David não queria utilizar penas de galinhas provenientes de fazendas de abatedouro. Ele comprou uma caixa por 11 dólares de uma fazenda que não pratica atos de crueldade com galinhas.

Solucionar um problema sem criar outro: é assim que se faz.

 

Comentários