O oceano pode em breve ganhar uma mega faxina

O projeto de uma máquina para retirar lixo do oceano idealizado por um jovem de 19 anos está prestes a sair do papel

Uma das maiores preocupações ambientais da atualidade é a quantidade de lixo que flutua por aí nos oceanos. Levados pelas correntes marítimas, plástico e outros detritos estão formando verdadeiras ilhas de lixo em alguns pontos do planeta, a mais famosa delas, a “Grande Porção de Lixo do Pacífico”, entre os Estados Unidos e o Japão, já tem o tamanho aproximado do estado americano do Texas, uma visão nada legal.

post 7 oceano ID

Com essa preocupação na cabeça, Boyan Slat, um jovem holandês de 19 anos que atualmente estuda engenharia aeronáutica, resolveu idealizar um projeto que pretende auxiliar na limpeza dos mares. Batizada de Ocean Cleanup, a ideia é relativamente simples: posicionar barreiras flutuantes para capturar o lixo que passa boiando (e até três metros abaixo da superfície) nas principais correntes marítimas. As barreiras, em formato de V e até 30 milhas de extensão (algo como 48 km), foram projetadas para que a fauna marinha consiga passar por baixo delas. Sua capacidade é de recolher até 65 metros cúbicos de lixo por dia, e a ideia é que um navio recolha o lixo das barreiras a cada 45 dias, destinando-o para reciclagem. Uma ideia melhor do funcionamento pode ser vista no vídeo:

Outro bom motivo pra dar moral para o projeto do jovem é o planejamento: a equipe do Ocean Cleanup já conta com mais de 100 pessoas, que recentemente lançaram um relatório de 528 páginas detalhando o funcionamento da tecnologia, os impactos ambientais, custos, questões legais, entre outras especificações. O resultado desse esforço já começa a aparecer: o projeto pretende arrecadar 2 milhões em doações pela internet em 100 dias, e só nos primeiros 7 dias já arrecadou cerca de 200 mil.

Via

Comentários