Jovem Aprendiz ou estagiário? Você sabe qual caminho seguir?

Programas são a porta do mercado de trabalho para muitos jovens. Entenda a diferença entre eles

“Pré-requisito: experiência”. Essa exigência, parte da maioria dos anúncios de emprego, pode se tornar um problema para jovens profissionais. Como conseguir “experiência” tendo acabado de entrar no mercado de trabalho? Estágios e programas de Jovem Aprendiz são uma ótima ponte para começar uma carreira.

Para te ajudar a entender como funcionam os programas, respondemos as principais dúvidas sobre cada um, confira:

 

O que é preciso para ser Jovem Aprendiz? E estagiário?

Para ser Jovem Aprendiz é preciso atender a dois requisitos: ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado em algum programa de aprendizado em ONGs (ex: Cruz Vermelha), escola técnica ou do Sistema S (Senai, Sesi, Sebrae, etc.). No trabalho, o Jovem Aprendiz coloca em prática o que aprendeu na teoria.

Já o estagiário precisa ser maior de 16 anos e estar matriculado em um curso de Ensino Médio, Educação Profissional ou Educação Superior.

Jovem Aprendiz

Na prática qual a diferença entre os dois?

O Jovem Aprendiz é, efetivamente, um funcionário da empresa. Ou seja, possui tarefas a executar. Já o estágio é uma atividade educacional. É claro que o estagiário deve ter responsabilidades, mas sempre sobre a supervisão de um funcionário. Afinal seu principal objetivo ali é aprender (pode esquecer aquela história de que “a culpa é sempre do estagiário”).

 

Além de experiência, o que eu posso ganhar?

O Jovem Aprendiz tem as garantias das regras da Carteira de Trabalho (CLT), então tem direito ao salário mínimo e benefícios (vale transporte, vale alimentação, etc.). Já o estágio precisa de contrato próprio, que pode ou não contar com bolsa auxílio e benefícios.

 Jovem Aprendiz

E agora que já consegui uma vaga, posso deixar os estudos em segundo plano?

Nada disso! Tanto estagiários, quanto jovens aprendizes podem perder suas vagas caso o desempenho escolar comece a ser prejudicado. Portanto  mantenha a atenção e a responsabilidade nos estudos!

 

 

Interessou? Então saiba onde encontrar vagas:

Portal do Aprendiz Legal  – traz as principais informações sobre o Programa de Jovem Aprendiz;

Ciee – cursos online grátis e vagas, tanto para Jovens Aprendizes quanto para estagiários;

O Espro – Ensino Social Profissionalizante  que  faz uma “ponte” entre empresas que estejam contratando e jovens que estão procurando vagas.

 

Fonte

Comentários