Ideias criativas que apagam incêndios

Dois estudantes de engenharia criam dispositivo que pode revolucionar o controle contra incêndios

Fogo! Chamem os bombeiros!

Ou melhor, aumentem o som. Não entendeu nada?

E se a gente te contar que é possível apagar o fogo apenas com o som?

Pode acreditar. Dois estudantes de engenharia da Universidade George Mason (EUA) criaram um dispositivo que utiliza ondas sonoras graves para extinguir chamas de fogo. Como isso é possível?

ideiasincendio

As ondas sonoras também são ondas de pressão que deslocam parte do oxigênio. Na frequência certa, estas ondas sonoras separam o oxigênio do combustível quando há uma combustão. De acordo com os estudantes, “a onda de pressão vai para frente e para trás agitando o ar e esse ‘espaço’ criado é o suficiente para não fazer com que o fogo inflame novamente.” Ainda achou difícil de entender? Confira então Seth Robertson, de 23 anos, e Viet Tran, de 28, em ação:

A ideia surgiu a partir de um projeto de pesquisa pensado pela dupla e após um ano de várias tentativas e, é importante ressaltar, muitos erros, eles conseguiram construir este gerador portátil de som com US$ 600 do próprio dinheiro.

O dois entraram com um pedido de patente ao fim do ano passado, o que lhes dá mais um ano para realizar outros testes com diferentes produtos químicos inflamáveis – até agora eles testaram apenas o álcool – e aperfeiçoar o projeto. Embora originalmente pensado como um dispositivo para apagar incêndios domésticos em cozinhas e, talvez, incêndios em naves espaciais, o Corpo de Bombeiros local já pediu que os rapazes ampliem a pesquisa e testem o protótipo em outros tipos de estruturas porque eles acreditam que o conceito poderia substituir os produtos químicos de extintores de incêndio. Já imaginou?

Ideias a partir dessa já foram levantadas para um futuro bem próximo, como a utilização de drones com o dispositivo sonoro para apagar incêndios em áreas abertas e florestas.

Pois é. Nós também ficamos estarrecidos com este projeto.

Comentários