Estudante cria aparelho que gera eletricidade limpa e água fresca

Projeto da australiana de 17 anos é um dos destaques da Feira de Ciências do Google

Uma das principais habilidades que um jovem empreendedor precisa desenvolver é olhar para a realidade ao seu redor e enxergar oportunidades de mudar o mundo e melhorar a vida das pessoas. Provavelmente foi isso que motivou a jovem Cynthia Sin Nga Lam, uma australiana de apenas 17 anos, a inventar um produto que pode ajudar a combater grandes problemas ambientais da atualidade: a falta de água potável e a falta de energia elétrica em regiões remotas (e algumas nem tão remotas assim) do planeta.

agua

Ao tomar conhecimento de dados da ONU que indicam que 1.2 bilhão de pessoas ainda vivem sem energia elétrica e cerca de 750 milhões não têm acesso à água potável, Cynthia resolveu aplicar na prática algumas noções de Medicina e Ciências Ambientais – matérias que a interessam e que ela pretende cursar no futuro. Através de um processo chamado fotocatálise, o dispositivo criado pela jovem (e batizado de H2pr0) é capaz de gerar eletricidade e água limpa usando apenas a luz solar e uma placa de titânio: essa placa filtra a água de impurezas, quando ativada pela luz solar. Então uma célula de combustível de hidrogênio utiliza as próprias impurezas para gerar eletricidade.

Mais detalhes sobre o dispositivo H2pr0 você conhece no vídeo abaixo, ou na página do projeto na Google Science Fair 2014, onde foi um dos quinze finalistas. 

Projetos como os de Cynthia (e iniciativas como a Google Science Fair) são uma ótima inspiração para pensar os problemas atuais e tornar o mundo um lugar melhor. Principalmente na área do meio ambiente, existem muitos desafios esperando solução, alguns mais perto do que se imagina. Esta semana, por exemplo, fomos surpreendidos pela notícia de que a principal nascente do rio São Francisco secou. Quem sabe o primeiro passo para que coisas como essa não aconteçam mais possa ser dado por você?

 

Via

Tags

Comentários