Ensino à distância: até as estrelas de Hollywood estão fazendo

Conheça as opções de ensino à distância ideais para você

O que você gostaria de fazer quando terminar o colégio? Entrar logo em seguida em uma universidade ou ter tempo para explorar novas possibilidades e deixar para depois a difícil decisão de escolher uma profissão?

Muita gente precisa trabalhar e não consegue conciliar os estudos com a faculdade, outros juntam uma grana para viajar o mundo antes de se comprometerem com a vida acadêmica e existem aqueles que ralam alguns anos em cursinhos preparatórios para o Enem. Independentemente da sua realidade, existe uma alternativa que pode se adequar a todas estas situações: cursos à distância online. Saca só:

Cenário 1: sou muito jovem para pensar nisso, mas gostaria de aprender coisas novas que a escola não ensina.

Já ouviu falar dos MOOCs? São os “Massive Open Online Courses” (cursos online abertos e massivos, em tradução livre). Trata-se de um formato que oferece oportunidades de ampliar o seu conhecimento com aulas disponibilizadas em plataformas online e gratuitas. Os cursos não exigem pré-requisitos e não oferecem certificação formal, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), mas são uma maneira de você entrar em contato com assuntos que provavelmente não serão tratados na escola (e assim experimentar bastante antes de se decidir qual faculdade escolher).

Para estudantes do Ensino Médio existe, por exemplo, a Khan Academy com conteúdos que abrangem as disciplinas convencionais, com diferenciais como Astrologia e Música. Outra opção, agora para qualquer idade e interesses variados, é a Iversity com cursos que vão de Arquitetura, Direitos Humanos a “Como aprender a falar em público”. Legal né?

Cenário 2: estou terminando o Ensino Médio e não sei se terei tempo, dinheiro ou vontade de ir para uma faculdade agora.

Sabia que o cineasta Steven Spielberg terminou um curso de graduação à distância pela California State University Long Beach e que a cantora e atriz Hillary Duff cursou um programa de ensino online de Harvard? Já o James Franco, que havia abandonado a faculdade por causa da profissão, conseguiu dar prosseguimentos graças ao estudo remoto e hoje está terminando um doutorado em Língua Inglesa pela University of California.

O ensino à distância é uma possibilidade real e de qualidade oferecida pelas melhores universidades do Brasil e do mundo. Cada uma desenvolve um método, que pode englobar aulas pré-gravadas, grupos online de discussão, conferências por Skype e testes online. Basta pesquisar a área que você deseja ingressar e determinar uma rotina para acompanhar às aulas. O bom é que você pode escolher estudar no horário mais conveniente para você.

Neste link você consegue pesquisar todas as instituições cadastradas do Brasil com cursos reconhecidos pelo MEC.

A edX é outra plataforma internacional onde você encontra cursos de instituições do mundo todo. Os cursos são pagos e podem não ser reconhecidos no Brasil, mas vale a experiência – já que os assuntos são bem amplos.

E esses são só algumas das plataformas disponíveis por aí. Pesquise bastante antes de se decidir. Tudo vai dar certo!

Comentários