Você curte emoticons? Então vai amar esse texto <3

Temos quatro argumentos pra mostrar que emoticons são muito mais que carinhas felizes =) =D XD

Se hoje não é o primeiro dia da sua vida mexendo na internet ou em um aparelho celular, você com certeza já esbarrou em um por aí. A combinação de símbolos e letras para transmitir emoções e gestos se popularizou tanto que virou uma espécie de linguagem própria.

Há aqueles que acham que o formato tradicional da língua deve ser sempre respeitado e não gostam muito de ver os emojis em textos e mensagens… =p Mas eles se tornaram boas ferramentas de comunicação. Quer ver só?

1- Eles deixam suas redes sociais mais populares. Bom, pelo menos é o que diz um estudo do laboratório de computação da Universidade de Cambridge. Os pesquisadores estudaram as métricas de postagens e perceberam que aquelas com emoticons que reforçavam sentimentos positivos, tipo <3, XD faziam mais sucesso entre os usuários.

2- Nosso cérebro percebe emoticons como faces humanas. É sério. A leitura acontece como se fosse a expressão no rosto de alguém. Por isso as figurinhas são entendidas de maneira universal. Mas olha que curioso: o processo obedece o sentido de leitura! É por isso nós, que falamos português, quando vemos =( conseguimos ver uma carinha chateada imediatamente. Do outro lado )= fica esquisito, não é?

mobile

3- Até no ambiente de trabalho eles começam a ser aceitos. Esse estudo vem lá da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Os pesquisadores começaram a mandar duas versões do mesmo email: uma com emoticons e a outra sem. O resultado foi que as pessoas que recebiam o email com emoticons demonstravam mais simpatia pela pessoa que tinha mandado a mensagem, e tinham a impressão de que era recíproco. Um bom jeito de melhorar o ambiente de trabalho, não? Um dos motivos pra isso, é esse aqui debaixo, ó (._.)

4- Eles aliviam o peso de críticas e te fazem parecer mais amigável. É até um pouco óbvio: se você termina de escrever uma crítica por mensagem para alguém com um frio ponto final, a crítica parecerá mais dura do que se você terminar com um amigável sorrisinho piscante. 😉 Fica a dica!

Pelo visto os emoticons vão ser parte cada vez mais frequente da nossa linguagem. Mas cuidado para não exagerar hein?! Ainda não está liberado responder com emoticons as questões de prova na escola! ¯¯\_(ツ)_/¯¯

Comentários