Ele fundou sua primeira empresa aos 15 na escola e hoje tem 3 startups

Ele tinha 15 anos quando começou seu primeiro negócio. Hoje ele está à frente da Tracksale, Gapps e Lead Hunters, empresas de tecnologia que ajudam outras empresas a resolverem problemas. Aprenda mais sobre acreditar nas suas ideias e empreender com Tomás, através dessa entrevista:

Tomás Duarte começou cedo. Ele tinha 15 anos quando começou seu primeiro negócio. Agora, com 28 anos, ele empreende 3 negócios: Tracksale, Gapps e Lead Hunters, empresas de tecnologia que ajudam outras empresas a resolverem seus problemas. 

Tivemos o prazer de conversar com o Tomás e o resultado do nosso bate-papo é a entrevista que você acompanha agora.

TomásDuarteID

1. Tomás, o que te faz querer ser um empreendedor e não um super funcionário de uma super empresa? O que te motiva a ter seus próprios negócios?

Com 11 anos eu queria comprar minhas próprias coisas e meus pais me limitavam, pois o dinheiro não era meu. A partir disso comecei a vender jornal na rua e depois Chup Chup, comecei a ganhar dinheiro com isso. Me mudei de cidade, na sequência, passei a comprar equipamentos de som e luz para alugar para os organizadores de festas das escolas da região.

O que me moveu foi realizar meus próprios sonhos sem a intervenção de ninguém. Se eu fosse trabalhar em uma empresa, teria um teto de benefícios e salários, que provavelmente o empreendedor não tem. Não gosto de nada que tem um limite.

 

2. A experiência é a melhor escola, certo? O que o Tomás de hoje sabe e que o Tomás de 15 anos de idade não sabia?

Arriscar foi a grande sacada. Todas as pessoas me barravam e não acreditavam, um belo dia cheguei com tudo montado, assim começou. Se eu fosse ouvir a maioria das pessoas jamais teria montado um empreendimento. Hoje continuo arriscando, mas em uma escala muito maior e com uma probabilidade menor de erros devido a experiência.

 

3. Qual é a vantagem de ser empreendedor na adolescência?

Você tem garra, explosão, um corpo favorável e pode ser ousado. E o melhor, se errar, tem uma vida inteira pela frente, mas nunca é tarde para começar ou re-começar.

 

4. E a última pergunta: qual mensagem você deixa para quem é novo e está pensando em investir no seu próprio negócio, mas ainda não sabe bem como começar?

Siga os seguintes passos:

  1. Escolha 03 ideias inovadoras que gostaria de implementar;
  2. Obtenha o maior número de feedbacks [avaliações] do maior número de pessoas possível para cada ideia;
  3. Escolha a ideia que gerou melhor repercussão;
  4. Monta sua equipe com talentos (melhores);
  5. Construa um planejamento básico de uma folha, pode ser usando o Business Model Canvas;
  6. Pense em um nome, logo e domínio do seu site logo de cara (ainda que para empresas offline);
  7. Defina as melhores ferramentas tecnológicas a serem utilizadas na base do seu projeto;
  8. Inicie a Execução (que deve ocupar 90% do seu tempo e suor);
  9. Tenha seus primeiros clientes.

Comentários