Invenção de adolescentes pode revolucionar o consumo de água

Estudantes criam estrutura para que você possa controlar o quanto gasta de água

Nem de laboratórios de grandes empresas, nem de núcleos de pesquisadores de universidades de ponta. Uma invenção que pode contribuir – e muito – para o controle do consumo de água partiu de uma sala de aula no interior de Minas Gerais. Fernando Iemini, Guilherme Costa e Luis Gabriel Carvalho são os jovens criadores do sistema, que também gera e armazena energia. A feira de tecnologia da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira Castro, em Santa Rita do Sapucaí, foi o combustível para a empreitada.

O dispositivo é composto por uma turbina, conectada à caixa de água, e um hidrômetro digital. O volume de água circulado é registrado por sensores. Para armazenar a energia gerada pela movimentação da turbina, os criadores desenvolveram um circuito regulador com baterias.

economia-água

O projeto pode alcançar resultados para além da aprovação escolar, já que a crise hídrica permanece em pauta. Esse cenário, particularmente alarmante no primeiro trimestre deste ano, foi o principal motivador dos três alunos. Dentro da tendência mobile, o protótipo envia os dados do monitoramento para o celular do usuário por meio de um aplicativo.

Coisa de cientista. Entrevistamos um deles, o Fernando, que conta um pouco mais sobre o processo de criação e o futuro do que por enquanto é um protótipo.

Como surgiu a ideia?

A ideia surgiu quando tínhamos que desenvolver um projeto para uma feira de tecnologia da escola. Com a crise hídrica do ano passado, quisemos criar um mecanismo que ajudasse na economia e no melhor aproveitamento da água.

Qual é o futuro da invenção?    

Pretendemos continuar trabalhando no projeto, fazendo com que ele fique mais eficiente, preciso e com maior capacidade de geração de energia.

economia-água

Como foi o apoio da escola?

A escola deu total apoio na produção. Como se trata de uma escola de eletrônica, nos forneceram grande parte dos componentes e materiais utilizados. Quem nos coordenou foi um professor da matéria de Sistemas Digitais.

Qual é a importância da criação de vocês no mundo?

O projeto pode ser muito útil, porque realmente ajuda as pessoas a reduzirem seu consumo e ainda aproveita a força da água para gerar energia. O objetivo é ter uma redução na conta de água e energia.

E depois do colégio, Fernando? Qual é o seu sonho?

Pretendo cursar Engenharia da Computação!

 

Temos certeza de que você será um ótimo engenheiro! Boa sorte. (:

Comentários