Como estimular a criatividade

Faça das suas férias um tempo produtivo!

Muitas vezes, o volume de atividades escolares nos deixa soterrados em tarefas, sobrando pouco tempo livre para experimentar coisas novas. As férias são um bom momento para se reconectar com o lado criativo, que deve ser estimulado sempre e pode contribuir para o bom desempenho em outras áreas. Veja nossas dicas de como você pode ajudar o seu cérebro e deixar a imaginação correr solta:

giphy

  1. Comece a ler um livro e escreva como você acha que ele termina. Não precisa se preocupar em acertar, a proposta é exercitar o lado criativo. Ah! Depois termine o livro e veja como o autor conduziu o enredo. É uma boa forma de aprender sobre narrativa e construção de personagens.
  2. Faça passeios diferentes. Já conhece o zoológico da sua cidade? Que tal conferir uma exposição ou o Museu de História Natural? Nesses passeios você vai aprender bastante e ganhar referências.
  3. Busque atividades manuais. A gente entende que hoje em dia tudo é feito no computador, mas poucas coisas são tão estimulantes para o cérebro quanto atividades à mão. Que tal começar a pintar? Tem uma infinidade de tintas que você pode experimentar e conhecer as texturas em diferentes papéis. Outra boa ideia é tentar a costura. Quem sabe você não consegue criar roupas incríveis que não se vê em loja nenhuma? Nós já falamos sobre a Alana Santos, youtubber que ensina a modelar roupas.
  4. Faça teatro. Se você for tímido, o teatro pode te ajudar a melhorar suas formas de expressão. Perder um pouco da timidez pode abrir portas e te conectar com pessoas legais. Além disso, o mundo do teatro tem uma infinidade de curiosidades que podem despertar a sua atenção.
  5. Escute músicas diferentes. Você gosta de certos artistas, ok. Mas ouvir sempre o mesmo estilo musical não vai acrescentar muita coisa no seu repertório. Que tal experimentar ouvir um grupo estrangeiro bem diferente ou algum artista brasileiro do passado? Peça ajuda dos seus pais e amigos. Você pode se surpreender com a quantidade de coisas bacanas que tem por aí.

Tags

Comentários