Aprenda a viver com zero desperdício

Uma garota nova-iorquina conseguiu resumir em apenas um pequeno frasco o lixo que acumulou durante dois anos

Já pensou na quantidade de lixo que você produz por dia? Sim, você. Desde o papel de caderno desperdiçado ao pote de iogurte, quase ninguém escapa deste ciclo de produção e acúmulo de lixo que só tende a crescer em todo o mundo. Nos últimos dez anos, a população do Brasil aumentou 9,65% e o volume de lixo cresceu mais que o dobro disso no mesmo período, atingindo alarmantes 21%.

O que você pode fazer a respeito? Bom, temos um exemplo de uma graduanda em Estudos Ambientais de Nova York. Lauren Singer tomou uma decisão ousada há dois anos: não produzir mais lixo.

Antes de descobrir uma vida com menos impacto ambiental, Lauren teve uma motivação para mudar radicalmente seus hábitos de consumo. Ela começou a observar seus colegas de faculdade usando embalagens de plástico descartáveis todo dia e viu que isso não era coerente com o curso que haviam escolhido. O momento exato da virada foi quando ela soube sobre uma família que vivia em uma casa com taxa zero de resíduos. Ela decidiu então que precisava não apenas dizer que amava o meio ambiente, mas viver como se realmente o amasse.

A partir daí, Lauren tem registrado sua jornada em um site e futuramente vai lançar um documentário para mostrar às pessoas que esta escolha pode ser fácil e divertida.

Em seu site ela compartilha informações sobre seu dia a dia, receitas de produtos (ela começou a produzir seu próprio xampu, detergente, hidrante e até creme dental) e endereços de lugares que vendem produtos sem embalagem (a maioria são feiras e mercados orgânicos). Agora pasmem! Este é o total de lixo produzido por ela até agora:

Two Years of TrashAlém disso, Lauren dá algumas dicas para qualquer pessoa seguir este caminho. Na verdade, são dois questionamentos muito importantes. O 1º é avaliar e se fazer algumas perguntas sobre sua motivação: (se é por consciência ambiental,? economia,? ou para diminuir toxinas ingeridas no dia a dia?). O 2º passo é se preparar para a transição. Neste link você confere mais detalhes das dicas de Lauren.

E agora? Que tal diminuir um pouco seu impacto ambiental e, talvez, chegar no nível de Lauren? Pode ser mais fácil do que você imagina.

222_lauren_trashfor_zps836fbbd5

Tags

Comentários