Aprenda a mudar o mundo com quem já faz isso

Maya, de apenas 14 anos, tem uma lista (enorme) de atividades que mostram como é possível fazer a diferença

Quantas pessoas você conhece que desejam mudar o mundo? Agora pense em quantas delas estão realmente fazendo alguma coisa para promover uma mudança, por menor que seja. O número diminui consideravelmente, certo? Quem usa a desculpa de estar muito atarefado para pensar em salvar o planeta vai precisar mudar o discurso depois que conhecer Maya Penn, uma adolescente que aos 14 anos já é designer de moda eco-friendly, autora de livros infantis, artista, animadora, programadora, palestrante, empresária, filantropa e ambientalista. Ufa! Como isso é possível? Nós contamos o que se passa na mente desta  jovem empreendedora.

P1010955

Para começar, Maya passou boa parte dos últimos seis anos criando roupas e acessórios feitos à mão com matéria-prima orgânica como algodão, cânhamo, bambu e lãs. Ela lançou uma marca de roupas chamada Maya’s Ideas para vender online. Não se trata de uma empresa de roupas como qualquer outra. Além do conceito ecológico, ela doa de 10 a 20% do lucro da empresa para organizações que admira. Maya afirma, consciente: “não importa o quão grande a empresa fique, eu sempre usarei materiais eco-friendly”. A Maya’s Ideas tem crescido bastante e chamado a atenção da mídia já que o ator Samuel L. Jackson foi visto usando um cachecol da marca.

Em 2011, quando ela tinha 11 anos e muitas ideias para ajudar a salvar o meio ambiente, Maya fundou sua própria organização sem fins lucrativos. A Maya’s Ideas for for the Planet realiza, dentre outras coisas, campanhas para enviar absorventes para meninas em países em desenvolvimento, graças a uma parceria firmada com a MedShare.

Mas isso não é tudo. Maya já escreveu e ilustrou dois livros infantis com mensagens ambientais: Lucy and Sammy Save the Environment e Wild Rhymes. Os livros foram impressos em papel reciclado e sua produção aconteceu graças à fundação The Pollination Project que oferece mil dólares para iniciativas individuais que propõem uma transformação. Agora ela faz parte do núcleo Youth Grantmaking Advisory Board, da mesma fundação.

A garota já deu 3 palestras no TED e visita regularmente escolas para conversar e compartilhar com os alunos suas ideias sobre as questões ambientais. Confira abaixo uma dessas palestras:

 

Será que ela dorme?

Não temos informações precisas se Maya tem tempo para dormir, mas ela tem aulas em casa (o conceito de homeschooling ainda é pouco difundido no Brasil porque a lei exige que crianças frequentem escolas). Este estilo de vida e de estudos permite à Maya ter muita flexibilidade para empreender e tirar suas ideias do papel. Um exemplo e inspiração que merece atenção, não acha?

Claro que a lista de coisas que Maya realiza não termina por aqui, mas achamos melhor terminar com um conselho da jovem empreendedora: “a menor ação pode sim levar a grandes mudanças. Isso tem um efeito cascata. E não é preciso uma quantidade enorme de confiança para fazer tudo o que você quer fazer. Você pode sentir medo, mas vá em frente. A mudança virá com certeza.”

Tags

Comentários