4 habilidades para os trabalhadores do futuro

O mundo passou a exigir habilidades que antes nem existiam. Pode ser que você até já tenha começado a desenvolvê-las sem saber

O jeito que trabalhamos mudou. O horário também. Até as habilidades que precisamos ter mudaram. Não somos mais como os nossos pais, que sonhavam em conseguir estabilidade financeira com um “plano de carreira” dentro de uma grande empresa. Apesar da velocidade das mudanças, é possível traçar características de pessoas que estão se dando bem no mercado de trabalho atual. Algumas habilidades, por exemplo, surgiram agora e vão ser cada vez mais valorizadas. Veja abaixo algumas delas. Quem sabe você já se identifica com algumas e passa a desenvolver outras?

 

Sensemaking: a habilidade de fazer o que as máquinas não podem

Computadores e outras máquinas conseguem realizar cada vez coisas mais incríveis. É inútil competir com elas no ambiente de trabalho. O negócio é ter o diferencial: pensar e fazer além da capacidade das máquinas. Claro, você não precisa SER uma máquina, que nem o Gene, vilão de Apenas um Show. O negócio é saber utilizar nossa capacidade crítica de seres humanos e oferecer mais do que os computadores podem.

habilidadesfuturo

 

Inteligência Social: a habilidade de construir relacionamentos

Colaborar é a nova forma de nos relacionarmos e trabalharmos. Cientistas já colocaram em escala a nossa inteligência na hora de lidar com as pessoas – o chamado QI emocional. É necessário utilizá-lo para formar relações de trabalho cada vez mais baseadas na confiança e na troca de conhecimento. Lembra quando o Gumball e o Darwin se juntam ao policial Donut, mesmo não gostando muito dele? Eles acabam salvando o dia juntos.

GNwYudZ

 

Competência Transcultural: habilidade de trabalhar em várias culturas diferentes

Com o mundo globalizado, é preciso não só saber idiomas diferentes, mas se adaptar a várias circunstâncias culturais. Isso não serve só para quem vai trabalhar com viagens ou outros cargos que requerem viagens a vários países diferentes. Sai na frente quem consegue se comunicar com pessoas que tenham visões de mundo variadas. O que faz uma equipe ser realmente inovadora é a diversidade que ela alcança. Por isso, não importa se você tem que trabalhar com a Lady Iris, que fala coreano. Vocês vão conseguir se comunicar e criar coisas incríveis juntos.

 

Colaboração Virtual: a habilidade de trabalhar em uma equipe virtual

Essa habilidade provavelmente já está bem desenvolvida em você. Se trata de ser capaz de trabalhar de um jeito produtivo, sem deixar de se comunicar com a equipe, em um ambiente virtual. Nós já nos comunicamos virtualmente há tempos. Nossa geração se acostumou a conversar em grupos do Whatsapp e pelo Snapchat sem problemas. Acredite: isso vai te ajudar no trabalho um dia.

 

Leia mais: 

Tags

Comentários